Lava pés
Evangelho: Jo 13,1-15

Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Estavam tomando a ceia.

O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus.

Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura.

Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: "Senhor, tu me lavas os pés?"

Respondeu Jesus: "Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás".

Disse-lhe Pedro: "Tu nunca me lavarás os pés!"

Mas Jesus respondeu: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo".

Simão Pedro disse: "Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça".

Jesus respondeu: "Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo.

Também vós estais limpos, mas não todos".Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: "Nem todos estais limpos".

Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo.

E disse aos discípulos: "Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou.

Portanto se eu, o Senhor e Mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.

Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.


Reflexão.
Jesus lavou os pés dos Seus apóstolos na última Ceia, os lavou com amor, com o sinal, com o gesto mais concreto daquele que ama e serve, porque, quem ama se coloca a serviço para cuidar e tratar.

Quer coisa mais íntima do que os pés de alguém?

Quer coisa mais serviçal do que colocar-se aos pés de alguém?

Deveríamos nos colocar sempre aos pés de Deus, mas Ele colocou-Se aos nossos pés.

Ele se fez um de nós e não começou pela cabeça porque Ele não entra pela nossa cabeça, pois somos cabeças duras demais.

Deus quer entrar pelo nosso coração, mas o coração já tem muitos amores paixões seduções e ilusões, então Deus vem entrando por baixo pelos nossos pés.

Ele vem nos servindo e nos puxando, nos lavando por baixo para poder atingir todo o nosso ser, para realmente nos conquistar inteiros, porque Ele não quer somente um pedaço de nós.

Deus veio para resgatar a criatura inteira, pois fomos criados à Sua imagem e semelhança.

Por isso digo que: da ponta dos seus pés até o seu último fio de cabelo seja todo de Jesus, porque Ele veio para nos resgatar por inteiros.

Receba aquilo que Jesus te enviar, porque Aquele que nos ama também envia-nos correção exortação admoestação, Seu amor Seu consolo, Sua misericórdia e bondade.

Não podemos ser aquelas pessoas seletivas no que diz respeito à Palavra de Deus. Temos de ser seletivos naquilo que estamos assimilando do mundo; selecione e jogue fora aquilo que não presta.

Em Deus temos que acolher aquilo que Ele nos envia para nos corrigir, nos orientar e nos formar, porque quando assim os recebemos também estamos recebendo-O em nós.

Deus envia tantas coisas para nos corrigir, Ele envia tantas pessoas para falar ao nosso coração.

É Deus quem fala por meio de uma homilia, de uma exortação como essa;

É Deus quem fala pelos Seus profetas verdadeiros e autênticos;

É Deus quem fala pelas pessoas humildes que vão, em Seu nome levar o Evangelho.

É Deus quem fala a nós pelos fatos, acontecimentos e, acima de tudo, pela Sua Palavra.

Quem recebe aquele que Jesus enviar está recebendo a Ele; e quem recebe Jesus, está recebendo o Pai que O enviou.

Não diga que Deus não vem ao seu encontro porque Ele vem sempre, somos nós quem não O acolhemos, não O recebemos, colocamos barreiras e queremos receber aquilo que nos é conveniente.

Fico olhando as pessoas que ficam tirando aquelas palavras que vêm naquelas caixinhas de orações e palavras bíblicas: a pessoa tira, então se gosta da palavra ela fica, se não gosta ela muda, não recebe.

Porém toda e qualquer Palavra de Deus é Ele quem está nos falando.

Precisamos ter o coração para saber acolher, ouvir e escutar o que Deus quer direcionar e cuidar.

Fonte: Homilia, Canção Nova.


ORAÇÃO
Senhor Jesus Tu és o Caminho! Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai.

Não nos deixes caminhar sozinhos.

Fica conosco Senhor! Tu és a Verdade!

Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações com a tua Palavra.

Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade.

Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti!

Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida!

Abre nossos olhos para te reconhecermos no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia!

Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossa fragilidade.

Consola-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos.

Fica conosco, Senhor!

Jesus Cristo: Caminho Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários!

Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser: Alegres no Caminho para a Terra Prometida!

Corajosas testemunhas da Verdade libertadora!

Promotores da Vida em plenitude!

Fica conosco, Senhor! Amém!

Mensageiro da Luz